O Direito à EJA nas Constituintes e LDBs Brasileiras (1934 – 1996)
Resumo
O presente texto tem por objetivo refletir sobre alguns desafios assumidos pela Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu direito foi mencionado na Constituição Federal de 1934. Entretanto, de lá até a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases, esses sujeitos passaram por longo período de enfrentamentos políticos e sociais de acordo com os arcabouços legais analisados. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, verifica-se que a descontinuidade e a omissão deste direito estiveram atreladas à oscilação entre regimes democráticos e ditatoriais. Além disso, sob um olhar pouco atento, corre-se o risco de acreditar, erroneamente, na benevolência do Estado brasileiro, uma vez que suas as ações acabam por assegurar a manutenção do processo de acumulação do capital, bem como a dominação política do campo educacional.Referências
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Publicado
2017-05-19
Como Citar
EVANGELISTA, A.; MENEZES, J.; COSTA, F. L. O Direito à EJA nas Constituintes e LDBs Brasileiras (1934 – 1996). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 211-228, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
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