Avaliações internacionais da Educação e suas bases ontoepistemológicas: o caso da Pesquisa Talis
Resumo
Neste trabalho buscamos realizar uma análise da pesquisa TALIS identificando e discutindo os pressupostos epistemológicos, bem como as principais categorias utilizadas na pesquisa. Nessa perspectiva, intentamos salientar a proposição de formação que subjaz a investigação Talis e os impactos relacionados ao acesso aos conhecimentos científicos, artísticos, culturais, e históricos na formação escolar. Tomamos como fonte o documento publicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no ano de 2009, como também os autores que sustentam as principais proposições e análises presentes no documento em questão, destacando os conceitos de autoeficácia, competência e construtivismo.Referências
BANCO MUNDIAL. Educação primária: documento de política do Banco
Mundial. Washington, DC, 1992. In: TORRES, M. R. Melhorar a qualidade da
educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, L.; WARDE,
M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2.
ed. São Paulo: Cortez; 1998
BANDURA, A. Personal and collective efficacy in human adaptation and
change.In. AIDAR, J.G., BELENGER,D. & DION, K.L. (Eds) Advances in
psychological science. VOL 1. Personal, social and cultural aspects. Hove,UK,
Psychology Press, 1998.
BANDURA, A. Swimming against the mainstream: the early years from chilly
tributary to transformative mainstream. Behavior Research and Therapy, 42
(10),2004 613-630
______. The evolution of social cognitive theory. In: Smith,K.G.; Hitt, M.A.
Great minds in management. Oxford University Press, 2005, p. 9-35.
BORON, A. A. El Estado y las “reformas del Estado orientadas al mercado”:
Los “desempeños” de la democracia en América Latina. In: KRAWCZYK,N. R; WANDERLEY, L. E. (Orgs). América Latina: Estado e reformas numa
perspectiva comparada. São Paulo: Cortez, 2003, p.19-68.
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI,
Afrânio.
(orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 9. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
2007.
BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia dos professores. Fermino F.Sisto;
Gislene de C. Oliveira; e Lucila D.T. Fini (Org.) Leituras de Psicologia para
Formação de Professores. Petrópolis (Brasil), Editora Vozes, 2000, PP.115-134.
Disponível em http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/Bzuneck1.pdf
CARNAP, Rudolf. Testabilidade e Significado. São Paulo: Abril Cultural, 1973,
p. 177-225. (Coleção Os Pensadores).
CARVALHO, L. M. Governando a Educação pelo Espelho do Perito: uma análise
do PISA como instrumento de Regulação. Educação e Sociedade, Campinas,
vol. 30, n. 109, p. 1009-1036, set./dez. 2009. Disponível em: Disponível em
http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23/08/2010.
FREITAS, L.C. de. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas
de exclusão, velhas formas de subordinação. Educação e Sociedade, Campinas,
vol. 25, n. 86, p. 133-170, abril 2004.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
IANNI, O.O declínio do Brasil-nação. Estudos avançados.,2000,
vol.14, n.40, pp. 51-58.
LUKÁCS, G. Neopositivismo. Para uma ontologia do ser social. Roma: Reuniti,
1981. Trad. preparada por Mário Duayer. Versão preliminar, s.d.
MACHADO, L. R. de S.. Educação Básica e Empregabilidade. In: Revista
Trabalho e Educação. Belo Horizonte, NETE / FAE / UFMG, jan / jul – 1998,
nº 3.
OCDE. Organisation for Economic Co-operation and Development.Teachers
matter: attracting, developing and retaining effective teachers. Synthesis report.
Paris: OCDE, 2005. Disponível em http://www.oecd.org/ education/ school/
attractingdevelopingandretaining effectiveteachers-homepage.htm. Extraído
em outubro de 2012
______. Creating Effective Teaching and Learning Environments. Teaching And
Learning International Survey (TALIS), Paris: OCDE. 2009. Disponível em:
http://www.oecd.org/education/school/43023606.pdf.Extraído em outubro
de 2012PEREIRA, G.A.M. Brasil e Argentina: Um Estudo Comparado das Reformas
Educacionais a partir do PISA 2000. Dissertação (Mestrado) – Setor de
Educação. UFPR, Curitiba, 2011, 247p.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre:
Artmed, 1999
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Petrópolis: Vozes, 1972
RIZO, F. M. PISA en América Latina: lecciones a partir de la experiencia de
México de 2000 a 2006. Revista de Educación, Madrid, n. extra, p. 153-
167, mar./ 2006. Disponível em: www.revistaeducacion.mec.es. Acesso em:
23/07/2010
SCHLEICHER, A. Fundamentos y cuestiones políticas subyacentes al desarollo
de PISA. Revista de Educación, Madrid, n. extra, p. 21-43, mar./2006.
Disponível em: www.revistaeducacion.mec.es. Acesso em: 23/07/2010.
SILVA Jr., J. dos R. & GONZALEZ, J. L. C. Formação e trabalho - Uma
abordagem ontológica da sociabilidade. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2001.
SOUZA, S. Z. LIAN de, OLIVEIRA, R P. de políticas de avaliação da educação
e quase mercado no Brasil Educação e Sociedade., Campinas, vol. 24, n. 84,
p. 873-895, setembro 2003.
STROOBANTS, M.. A Visibilidade das Competências. In: ROPÉ, Françoise &
TANGUY, L. (orgs.). Saberes e Competência: o uso de tais noções na escola
e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997.
URETA, C. V. de M. Presentación: Una visión integral de las evaluaciones
del PISA (OCDE) con especial atención a la participación de España. Revista
de Educación, Madrid, n. extra, p. 13-18, mar./2006. Disponível em: www.
revistaeducacion.mec.es. Acesso em: 23/07/2010.
Mundial. Washington, DC, 1992. In: TORRES, M. R. Melhorar a qualidade da
educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, L.; WARDE,
M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2.
ed. São Paulo: Cortez; 1998
BANDURA, A. Personal and collective efficacy in human adaptation and
change.In. AIDAR, J.G., BELENGER,D. & DION, K.L. (Eds) Advances in
psychological science. VOL 1. Personal, social and cultural aspects. Hove,UK,
Psychology Press, 1998.
BANDURA, A. Swimming against the mainstream: the early years from chilly
tributary to transformative mainstream. Behavior Research and Therapy, 42
(10),2004 613-630
______. The evolution of social cognitive theory. In: Smith,K.G.; Hitt, M.A.
Great minds in management. Oxford University Press, 2005, p. 9-35.
BORON, A. A. El Estado y las “reformas del Estado orientadas al mercado”:
Los “desempeños” de la democracia en América Latina. In: KRAWCZYK,N. R; WANDERLEY, L. E. (Orgs). América Latina: Estado e reformas numa
perspectiva comparada. São Paulo: Cortez, 2003, p.19-68.
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI,
Afrânio.
(orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 9. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
2007.
BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia dos professores. Fermino F.Sisto;
Gislene de C. Oliveira; e Lucila D.T. Fini (Org.) Leituras de Psicologia para
Formação de Professores. Petrópolis (Brasil), Editora Vozes, 2000, PP.115-134.
Disponível em http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/Bzuneck1.pdf
CARNAP, Rudolf. Testabilidade e Significado. São Paulo: Abril Cultural, 1973,
p. 177-225. (Coleção Os Pensadores).
CARVALHO, L. M. Governando a Educação pelo Espelho do Perito: uma análise
do PISA como instrumento de Regulação. Educação e Sociedade, Campinas,
vol. 30, n. 109, p. 1009-1036, set./dez. 2009. Disponível em: Disponível em
http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23/08/2010.
FREITAS, L.C. de. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas
de exclusão, velhas formas de subordinação. Educação e Sociedade, Campinas,
vol. 25, n. 86, p. 133-170, abril 2004.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
IANNI, O.O declínio do Brasil-nação. Estudos avançados.,2000,
vol.14, n.40, pp. 51-58.
LUKÁCS, G. Neopositivismo. Para uma ontologia do ser social. Roma: Reuniti,
1981. Trad. preparada por Mário Duayer. Versão preliminar, s.d.
MACHADO, L. R. de S.. Educação Básica e Empregabilidade. In: Revista
Trabalho e Educação. Belo Horizonte, NETE / FAE / UFMG, jan / jul – 1998,
nº 3.
OCDE. Organisation for Economic Co-operation and Development.Teachers
matter: attracting, developing and retaining effective teachers. Synthesis report.
Paris: OCDE, 2005. Disponível em http://www.oecd.org/ education/ school/
attractingdevelopingandretaining effectiveteachers-homepage.htm. Extraído
em outubro de 2012
______. Creating Effective Teaching and Learning Environments. Teaching And
Learning International Survey (TALIS), Paris: OCDE. 2009. Disponível em:
http://www.oecd.org/education/school/43023606.pdf.Extraído em outubro
de 2012PEREIRA, G.A.M. Brasil e Argentina: Um Estudo Comparado das Reformas
Educacionais a partir do PISA 2000. Dissertação (Mestrado) – Setor de
Educação. UFPR, Curitiba, 2011, 247p.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre:
Artmed, 1999
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Petrópolis: Vozes, 1972
RIZO, F. M. PISA en América Latina: lecciones a partir de la experiencia de
México de 2000 a 2006. Revista de Educación, Madrid, n. extra, p. 153-
167, mar./ 2006. Disponível em: www.revistaeducacion.mec.es. Acesso em:
23/07/2010
SCHLEICHER, A. Fundamentos y cuestiones políticas subyacentes al desarollo
de PISA. Revista de Educación, Madrid, n. extra, p. 21-43, mar./2006.
Disponível em: www.revistaeducacion.mec.es. Acesso em: 23/07/2010.
SILVA Jr., J. dos R. & GONZALEZ, J. L. C. Formação e trabalho - Uma
abordagem ontológica da sociabilidade. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2001.
SOUZA, S. Z. LIAN de, OLIVEIRA, R P. de políticas de avaliação da educação
e quase mercado no Brasil Educação e Sociedade., Campinas, vol. 24, n. 84,
p. 873-895, setembro 2003.
STROOBANTS, M.. A Visibilidade das Competências. In: ROPÉ, Françoise &
TANGUY, L. (orgs.). Saberes e Competência: o uso de tais noções na escola
e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997.
URETA, C. V. de M. Presentación: Una visión integral de las evaluaciones
del PISA (OCDE) con especial atención a la participación de España. Revista
de Educación, Madrid, n. extra, p. 13-18, mar./2006. Disponível em: www.
revistaeducacion.mec.es. Acesso em: 23/07/2010.
Publicado
2017-05-19
Como Citar
LANDINI, S.; PEREIRA, G. Avaliações internacionais da Educação e suas bases ontoepistemológicas: o caso da Pesquisa Talis. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 229-246, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.