Uma Hipótese prática: a escola como o lugar onde momentos democráticos podem acontecer
Resumo
O debate em torno da relação entre democracia e educação vem ganhando cada dia mais importância na pesquisa teórica e prática na educação. No Brasil, a LDB, ao definir os princípios e objetivos da educação nacional, destaca principalmente essa relação ao indicar o papel de capacitar os indivíduos, promover a igualdade de oportunidades e fornecer ferramentas necessárias para o exercício da cidadania. A escola cumpriria, portanto, um papel de preparação para a democracia. Esse artigo busca apresentar como Masschelein e Simons propõem pensarmos a escola não enquanto preparação, mas como separação (do mundo familiar, social, financeiro etc.). Enquanto separação, a escola partiria de um pressuposto: todos possuem igual “capacidade de”. Ou seja, tomam a igualdade como uma hipótese prática e não como uma finalidade. Buscar-se-á apresentar o que significa essa hipótese prática. Se recorrerá à reflexão de Larrosa sobre esse ponto e indicaremos como essa argumentação nos leva a pensar na concepção de ser qualquer tal como apresentado por Agamben. Com uma investigação crítico-interpretativa, visa-se contribuir no debate em torno da democracia e a educação.
Copyright (c) 2023 Ronaldo Filho Manzi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.