Uma Hipótese prática: a escola como o lugar onde momentos democráticos podem acontecer

Resumo

O debate em torno da relação entre democracia e educação vem ganhando cada dia mais importância na pesquisa teórica e prática na educação. No Brasil, a LDB, ao definir os princípios e objetivos da educação nacional, destaca principalmente essa relação ao indicar o papel de capacitar os indivíduos, promover a igualdade de oportunidades e fornecer ferramentas necessárias para o exercício da cidadania. A escola cumpriria, portanto, um papel de preparação para a democracia. Esse artigo busca apresentar como Masschelein e Simons propõem pensarmos a escola não enquanto preparação, mas como separação (do mundo familiar, social, financeiro etc.). Enquanto separação, a escola partiria de um pressuposto: todos possuem igual “capacidade de”. Ou seja, tomam a igualdade como uma hipótese prática e não como uma finalidade. Buscar-se-á apresentar o que significa essa hipótese prática. Se recorrerá à reflexão de Larrosa sobre esse ponto e indicaremos como essa argumentação nos leva a pensar na concepção de ser qualquer tal como apresentado por Agamben. Com uma investigação crítico-interpretativa, visa-se contribuir no debate em torno da democracia e a educação.

Biografia do Autor

Ronaldo Filho Manzi, Faculdade de Inhumas

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017, UNB, 2023), em Psicologia Social (USP, 2019) e em Educação (PUC-GO, 2021). Professor titular do PPGE da Faculdade de Inhumas.

Publicado
2023-08-28
Como Citar
MANZI, R. Uma Hipótese prática: a escola como o lugar onde momentos democráticos podem acontecer. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 62-79, 28 ago. 2023.