A Formação de professores e o trabalho com educação ambiental: reflexões acerca das concepções docentes

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o domínio conceitual dos professores acerca de temáticas ambientais e como elas são desenvolvidas nas formações continuadas oferecidas aos docentes, permitindo compreender o que de fato vem dificultando a efetivação da Educação Ambiental (EA) nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Nazaré da Mata - PE. Colaboraram com a pesquisa os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede. Enquanto processo metodológico, utilizamos uma abordagem quali-quantitativa em uma pesquisa descritiva cujos dados foram coletados com questionários semiestruturados e, em seguida, foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que, embora haja um conjunto de marcos legais que subsidiam a inserção da EA nas escolas, sua aplicabilidade perpassa vários percalços oriundos das lacunas originadas da formação inicial e continuada dos docentes das diversas áreas do conhecimento. A temática se tornou apenas mais uma função aglutinada à escola e desenvolvida através de subterfúgios pontuais em datas comemorativas e Feiras de Ciências. É perceptível, através das concepções docentes que a ressignificação de suas concepções acerca da temática pode ajudar a vislumbrar a perspectiva de uma reforma no pensamento e, consequentemente, revolução nas práticas docentes.

Biografia do Autor

Cicília Gabriela Correia Tavares, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil. Doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNICAP. E-mail: cicilia_gabriela@hotmail.com

Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE. E-mail: joaklebio.silva@gmail.com

Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco (UPE), Nazaré da Mata, PE, Brasil. Doutor em Botânica pela UFRPE. E-mail: marcelo.alves@upe.br

Publicado
2023-09-04
Como Citar
TAVARES, C.; SILVA, J.; RAMOS, M. A Formação de professores e o trabalho com educação ambiental: reflexões acerca das concepções docentes. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 80-102, 4 set. 2023.