A importância do trabalho em saúde mental nos programas de permanência na universidade
Resumo
A permanência universitária é compreendida por ações que auxiliam os estudantes a superarem os desafios durante a formação na universidade. Este artigo objetiva aprofundar essa discussão apontando como os prejuízos na saúde mental tem afetado as experiências estudantis. Para isso, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevistas, aplicados em estudantes que frequentavam um programa de apoio acadêmico. Os resultados demonstram que a saúde mental é a principal dificuldade que os estudantes sentem durante a trajetória na universidade. Nas tentativas de adaptação, os discentes se deparam com uma intensificação dos estudos acompanhada por responsabilização e autocobrança para provarem as suas capacidades e conseguirem avançar nas disciplinas. Esse quadro é ainda mais grave e sensível para os estudantes que são a primeira geração de suas famílias a ingressarem na universidade, o que requer um novo olhar para os desafios em efetivar a inclusão social.
Copyright (c) 2023 Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Silvia Helena Pienta Borges Barbosa, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.