Formação Continuada no Brasil: a Teia de Concepções que a Definem e Regulam

  • Gisele Rietow Bertotti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ana Paula de Moraes de Siqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Esse artigo tem como tema as políticas de formação continuada no Brasil. A propagação de cursos de formação continuada pode ser compreendida como uma consequência da incompatibilidade entre a formação disponibilizada e as exigências do mercado, com uma proposta de formação do professor como um processo ao longo da vida. Com o objetivo de analisar os conceitos de formação continuada que subjazem as políticas educacionais relativas à formação continuada de professores, no Brasil, inicialmente faz-se uma reflexão acerca das abordagens e encaminhamentos dessa área, visando elucidar o debate teórico da área. No segundo momento, com base em um levantamento da legislação sobre a formação continuada no Brasil, a partir da Lei 9.394/1996, incluindo decretos, pareceres, resoluções, leis e planos nacionais da educação, utilizando como descritores os termos que denotam relação com esse tipo de formação indicados na pesquisa de Costa (2004), é realizada a análise crítica discursiva dos termos encontrados nos três níveis propostos por Meurer (2007): lexical, intertextual e social. Os resultados apontam que os termos utilizados para tratar da formação continuada vão de um universo no qual a aquisição de competências é o mote principal dos discursos ao daquele no qual o desenvolvimento de conhecimentos já adquiridos passa a ser evidente, sinalizando assim para uma progressiva padronização do uso do termo “formação continuada”. No âmbito social, o fortalecimento dessa área e o estabelecimento de padrões nacionais continuam como desafios no cenário educacional atual.

Biografia do Autor

Gisele Rietow Bertotti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutoranda e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tecnóloga em Comunicação Institucional pela mesma universidade e graduada em Letras Português/ Inglês pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa: Políticas de formação de professores, trabalho docente e representações sociais (POFORS), vinculado à cátedra da UNESCO e ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade, em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da SEED/PR, de Habilidades do Núcleo Básico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no curso de graduação em Letras da PUCPR e professora de Língua Inglesa do PUCPR Idiomas. Desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação continuada de professores, profissionalização docente, carreira docente e representações sociais.
Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores; Educação e Representações Sociais.
Ana Paula de Moraes de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Mestre em Educação pela PUC/PR, pesquisa vinculada a Linha de pesquisa:História e Políticas da Educação,realiza estudos na área de políticas de formação de professores, desenvolvimento profissional docente, formação continuada e o programa PDE-PR. é Graduada em Pedagogia. Ao longo dos quatros anos de graduação realizou pesquisa de iniciação científica desenvolvendo projetos na área de formação de professores: trabalho e saúde docente. É participante do grupo de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais; Projeto: Representações Sociais sobre Formação e Trabalho Docente: Elementos para se Pensar a Profissionalização Docente e as Políticas Educacionais.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
BERTOTTI, G.; ENS, R.; DE SIQUEIRA, A. P. Formação Continuada no Brasil: a Teia de Concepções que a Definem e Regulam. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 17-44, 19 dez. 2016.