Desempenho do Aluno e Formação do Professor: um Exame da Relação a partir dos Resultados de um Estudo Longitudinal no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo descreve os resultados de um estudo longitudinal, relacionando formação do professor e desempenho de alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, em Salvador, Bahia. Os alunos compuseram uma amostra probabilística nacional, com possibilidades de inferências locais. Foi aplicada uma avaliação diagnóstica no ingresso do aluno na escola e avaliações de final de ano, gerando medidas de desempenho cognitivo do estudante. Foram coletados dados de professores, de escola e de família dos alunos. Os resultados encontrados a partir das análises de correlação e múltiplas comparações indicam que não há significância real relevante dos aspectos relacionados com a formação do professor no desempenho dos alunos. As associações analisadas, ainda que apresentando significâncias estatísticas, não tiveram efeito explicativo. Esse achado converge com a literatura recente que sugere atenção às transações, às interações e aos processos que ocorrem no interior da escola.Referências
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Publicado
2016-12-19
Como Citar
LORDELO, J. A.; TENÓRIO, R.; DE ALMEIDA, S. M. Desempenho do Aluno e Formação do Professor: um Exame da Relação a partir dos Resultados de um Estudo Longitudinal no Ensino Fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 131-150, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos
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