Análise das Produções sobre a Educação na Terceira Idade
Resumo
Um dos grandes desafios das sociedades na atualidade é o envelhecimento da população e em decorrência surgem demandas em diferentes aspectos: sociais, políticos, econômicos e educacionais. Com um crescente contingente de idosos, o Brasil registra, hoje, cerca de 26 milhões, de 13% da população (IBGE, 2013), ainda perduram estereótipos negativos e preconceitos infundados cientificamente, porém cultivados e cristalizados pela sociedade. O artigo por meio de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, objetiva analisar e refletir a abordagem de artigos publicados em periódicos (classificados pelos qualis (CAPES) do estrato educação, relativos à área terceira idade) e em anais de congressos nacionais (ANPED, ANPED SUL, ANPAE, EDUCERE) no interstício de 2003 a 2013 (1º decênio do Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03), que versam sobre aspectos relacionados à educação na terceira idade e a universidade aberta para a terceira idade. O processo educacional subsidia e possibilita o desenvolvimento dos indivíduos, oferecendo conhecimentos e instrumentalizando-os. Desta pesquisa serão extraídos elementos relevantes para um melhor entendimento da educação e dos programas e projetos destinados à terceira idade.Referências
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Publicado
2016-12-19
Como Citar
OLIVEIRA, R. DE C.; SCORTEGAGNA, P. A.; DA SILVA, F. Análise das Produções sobre a Educação na Terceira Idade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 151-168, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos
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