Representações Sociais de Pais e Mães acerca das Punições e da Disciplina na Educação Familiar e Escolar
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar as representações sociais de pais e mães de alunos/as do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade de Minas Gerais, no que tange ao uso das punições e da disciplina na educação das crianças e do papel da escola no processo educativo. E, como objetivos específicos: identificar como os pais e mães investigados lidam com a questão da punição e da disciplinarização das crianças na escola e na família; identificar os procedimentos e técnicas utilizados na resolução de problemas disciplinares; verificar se há distinções nas representações dos pais e mães sobre a punição dos(as) filhos(as) e também em relação ao nível de escolaridade e, finalmente, se estariam de acordo com a aplicação de castigos físicos pelos familiares e por professores na escola. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário com dados sobre o perfil dos sujeitos e dos filhos e oito questões abertas e semiabertas sobre o tema em estudo. A pesquisa mostra que os pais e mães investigados têm opiniões contraditórias sobre o uso de castigos físicos. As contradições apresentadas pelos entrevistados são facilmente compreendidas quando se considera o amplo espectro de atitudes que podem ser classificadas como castigo físico, desde as mais comuns palmadas e chineladas até os espancamentos e a agressão que os pais citam como castigos físicos também. Ou seja, a maioria dos pais considera o castigo físico um importante recurso para mudar o comportamento dos filhos, mas não é favorável ao uso dos castigos quando eles causam danos visíveis às crianças.Referências
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Publicado
2016-12-19
Como Citar
SOUZA, R. DE C. Representações Sociais de Pais e Mães acerca das Punições e da Disciplina na Educação Familiar e Escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 189-210, 19 dez. 2016.
Seção
Artigos
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