Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica: aproximações e divergências de fundamentos

Palavras-chave: Educação Crítica. Pedagogia histórico-critica. Educação Matemática Crítica

Resumo

Neste artigo analisamos criticamente duas concepções de ensino crítico da matemática: a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica. Para esta análise tomamos como referenciais exemplares seus autores fundadores e os colocamos em diálogo buscando convergências e divergências. Expomos seus fundamentos crítico-positivos e encontramos como convergências a compreensão da importância de uma discussão social para a criticidade em Educação Matemática e como principal divergência suas posições ideopolíticas, onde a primeira é de cunho revolucionário e a segunda com foco reformista.

Biografia do Autor

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e da Educação - UFSC - Campus Blumenau, SC - Brasil. Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). e-mail: guilherme.w@ufsc.br

Referências

DUARTE, N. Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico. Nuances: estudos sobre educação, v. 24, n. 1, p. 19-29, 2013.
MARX, Karl. Glosas críticas marginais ao artigo" O rei da Prússia e a reforma social" de um prussiano. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 3, n. 1, p. 142-155, 2011.
NETTO, José Paulo. Introdução ao método da teoria social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, p. 668-700, 2009.
POPPER, K.R. La Lógica de la Investigación Científica. Madrid: Editorial Tecnos, 1977.
SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez Editora, 1984.
SAVIANI, D. Escola E Democracia-Comemorativa. São Paulo: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, 2014.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2008b.
SKOVSMOSE, O. Hacia una filosofía de la educación matemática crítica. Bogotá: Una empresa docente, 1999.
WAGNER, G.; SILVEIRA, E. É possível uma perspectiva emancipatória em Educação Matemática?. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 110-120, 2017.
Publicado
2024-04-22
Como Citar
WAGNER, G. Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica: aproximações e divergências de fundamentos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 50-70, 22 abr. 2024.