Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente

Palavras-chave: : Formação de Professores(as). Políticas Públicas Educacionais. Escrita Narrativa

Resumo

O texto é oriundo de uma pesquisa narrativa com 04 (quatro) estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública situada na cidade de Codó-MA, a partir da disciplina Política e Legislação da Educação Brasileira, realizada remotamente no primeiro semestre de 2022, através da Plataforma digital do Google Meet. Buscou como objetivo refletir acerca das políticas públicas educacionais na formação de professores(as) a partir de narrativas sobre manchetes jornalísticas. Utilizou os recursos metodológicos: escrita narrativa e diário de pesquisa. Os resultados da pesquisa, enfatizaram que, tecer uma reflexão de si pelas escritas narrativas do processo trilhado em sua experiência de narrar o que pensa, entende e critica permite a cada sujeito formar e construir um conhecimento de quais políticas educacionais existem no papel, quais não são favorecidas no cotidiano das escolas e quais as que precisam ser cumpridas legalmente.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO).

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
MORAIS, J. Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 95-110, 22 abr. 2024.