Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente
Resumo
O texto é oriundo de uma pesquisa narrativa com 04 (quatro) estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública situada na cidade de Codó-MA, a partir da disciplina Política e Legislação da Educação Brasileira, realizada remotamente no primeiro semestre de 2022, através da Plataforma digital do Google Meet. Buscou como objetivo refletir acerca das políticas públicas educacionais na formação de professores(as) a partir de narrativas sobre manchetes jornalísticas. Utilizou os recursos metodológicos: escrita narrativa e diário de pesquisa. Os resultados da pesquisa, enfatizaram que, tecer uma reflexão de si pelas escritas narrativas do processo trilhado em sua experiência de narrar o que pensa, entende e critica permite a cada sujeito formar e construir um conhecimento de quais políticas educacionais existem no papel, quais não são favorecidas no cotidiano das escolas e quais as que precisam ser cumpridas legalmente.
Referências
GATTI, Bernadete. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823/2700 . Acesso em: 27 out. 2023.
GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. E ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 3, set./dez. 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20563/11535. Acesso em: 15 dez. 2023.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista práxis educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar.| 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 15 dez. 2023.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução Artur Morão. Edições 70: Lisboa, 2019.
Copyright (c) 2024 Joelson de Sousa Morais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.