O desenho da criança como parte do seu processo de alfabetização

Palavras-chave: Desenho. Criança. Alfabetização

Resumo

Este estudo objetivou articular o desenho da criança ao aprendizado da língua no processo de alfabetização. Tratou-se de um estudo teórico bibliográfico, utilizando-se como bases as teorias sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança encontradas em Vygotsky e Piaget, utilizando-se também a compreensão de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a alfabetização. Este estudo vem a contribuir com outros professores e profissionais que se preocupam com as deficiências educacionais que ainda existem na população brasileira, e em atenção aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federativa do Brasil de 1988, dentre os quais, deve-se assegurar o direito à educação e a proteção da infância. O tema em estudo foi trabalhado em três seções denominadas respectivamente de: “O Lugar do Desenho no Processo de Alfabetização”, “As Fases do Desenho no Desenvolvimento da Criança”, e “A Língua Escrita como Sistema de Representação”.

Biografia do Autor

Christiane Pantoja de Souza, Universidade Federal do Pará

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
DE SOUZA, C. O desenho da criança como parte do seu processo de alfabetização. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 169-186, 22 abr. 2024.