A construção do projeto político-pedagógico das escolas do campo localizadas nos municípios do território de identidade litoral sul da Bahia: contribuições teórico-práticas

Palavras-chave: Educação do campo, Trabalho coletivo, Projeto político-pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que tem como objetivo refletir sobre o processo coletivo de construção do Projeto Político-Pedagógico para as escolas do campo e escolas da cidade que recebem alunos do campo e apresentar sugestões para as possíveis condições necessárias à sua efetivação no âmbito destas. A pesquisa centrou na seguinte indagação: Como deve ser o processo de construção do PPP da escola do campo ou da cidade que recebe alunos do campo? A pesquisa tem caráter descritiva e exploratória, tendo como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica, materiais de web sites, artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorados, análises documentais como decretos, leis, portarias, dados coletados por meio da entrevista semiestruturada e técnica de grupo focal. O lócus da pesquisa são os municípios de Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Jussari e São José da Vitória, todos na Bahia. A pesquisa revelou que o processo de elaboração do PPP, embora seja complexo, ao mesmo tempo é inovador e emancipatório, pois este processo, se desenvolvido de forma participativa, coletiva, descentralizada oportuniza um aprendizado significativo para os envolvidos no estudo e na efetivação deste instrumento de gestão democrática. A sua relevância está na mobilização dos principais atores envolvidos na busca de alternativas para alcançar a construção da identidade, da autonomia da escola, de suas relações com o cotidiano da comunidade e o sucesso escolar.

Biografia do Autor

Edjaldo Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica Mestrado Profissional-PPGE/UESC-2022; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) da UESB/UESC, coordenador territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo (FORMACAMPO-UESB/UESC); Professor efetivo da Educação Básica nos municípios de Itabuna e São José da Vitória-Bahia. E-mail: edjaldov@gmail.com

Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Pós-doutorado em Movimentos sociais e Educação~pela UNESP; Doutorado em Educação pela FAE/UFMG; Profa. Adjunta da UESC; Profa. do PPGED/UESC; Profa. do PPGED/UESB; Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo - Gepemdec/CNPq.

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
SANTOS, E.; DOS SANTOS, A. A construção do projeto político-pedagógico das escolas do campo localizadas nos municípios do território de identidade litoral sul da Bahia: contribuições teórico-práticas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 127-148, 22 abr. 2024.