Parcerias público-privado: a Fundação Lemann e a formação de diretores no âmbito do curso gestão para a aprendizagem

Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional e escolar. Relação público-privado. Fundação Lemann. Gestão Para a Aprendizagem. Formação do diretor escolar.

Resumo

O artigo apresenta pesquisa que tematizou as relações público-privado e a concepção de gestão educacional/escolar presente no curso “Gestão Para a Aprendizagem”, ofertado pela Fundação Lemann para diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino. O estudo teve como objetivo geral analisar o curso “Gestão Para a Aprendizagem”, ofertado pela Fundação Lemann para diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino, com vistas à apreensão da concepção de gestão educacional/escolar presente em tal programa de formação e como objetivos específicos: compreender como se estabelecem  as relações público-privado que permeiam programas educacionais no Brasil e o papel destas na configuração dos processos de gestão educacional e escolar; identificar o modelo de gestão escolar presente no curso Gestão Para a Aprendizagem a partir de seus objetivos, dos fundamentos teóricos utilizados e das linhas de ação perspectivadas para a equipe dirigente das escolas e contribuir para a ampliação da produção no campo da política e gestão educacional. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa envolvendo estudos bibliográficos relacionados à temática abordada e, também, análise documental do módulo Gestão Estratégica do curso Gestão Para a Aprendizagem. Os estudos bibliográficos basearam-se na produção de Abrucio (1997), Adrião (2017a; 2017b), Ball(2014; 2007; 2018), Paro, (2012) Peroni (2009; 2012; 2013) e outros.. A análise documental examinou vídeos, arquivos, textos e atividades propostas no curso de formação.  A pesquisa apontou que o curso Gestão Para a Aprendizagem utiliza e dissemina ideais mercadológicos e gerenciais por meio da gestão por resultados, da ressignificação da concepção de gestão democrática e do silenciamento do sentido político que envolve o trabalho escolar, numa lógica de tecnificação do trabalho escolar e responsabilização dos dirigentes e comunidade pela melhoria da qualidade da escola.

Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação e Currículo pela PUCSP. Mestre em Educação pela UEPG. Licenciada em Pedagogia po-oela UEPG. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Isabela Schmidt Penteado, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Letramento pela PUCPR. Professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa.

Referências

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
NADAL, B.; PENTEADO, I. Parcerias público-privado: a Fundação Lemann e a formação de diretores no âmbito do curso gestão para a aprendizagem. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 7-31, 22 abr. 2024.