O Programa Residência Pedagógica e sua inserção no Brasil: dilemas e possibilidades
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da gênese e desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no Brasil, a partir de 2008, no contexto da Política Nacional de Formação Inicial de Professores. A intenção é examinar tanto os dilemas quanto as possibilidades no processo de implementação do programa. A abordagem metodológica foi a análise bibliográfica e documental, relativos ao PRP. Utilizou-se a fundamentação teórico-epistemológica do materialismo histórico-dialético para examinar o objeto de pesquisa, destacando suas contradições, relações internas e as determinações mais amplas do modo de produção capitalista. O foco central, neste artigo, foi apreender a gênese e a processualidade histórica do objeto investigado, buscando responder a problemática de como ele se realizou na particularidade brasileira, sob as determinações dos interesses e disputas entre Estado, governo e os movimentos que representam as demandas dos educadores. A pesquisa realizada indicou os dilemas, tanto para a unidade teórico-prática, na formação inicial, quanto as inconsistências para a configuração de uma verdadeira proposta de residência profissional. Vislumbramos possibilidades das duas questões serem superadas a depender dos projetos institucionais, das ações a serem desenvolvidas a partir de planejamentos coletivos e consistentes com as instituições envolvidas, com bolsas atrativas, com cargas horárias suficientes para aprofundamentos dos estudos e práticas, menor número de estudantes por docentes orientares e maior abrangência de estudantes e futuros profissionais porque ainda se constitui como uma oportunidade para poucos.
Palavras-chave: Política educacional. Formação de professores. Programa Residência Pedagógica.
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