Formação de professores e território na Colômbia: Subjetividades, singularidades e diferenças

  • Luis Fernando Vásquez Zora
  • Geovani de Jesus da Silva
  • Natanael Reis Bomfim

Resumen

O presente artigo tem por objeto repensar a formação docente como experiência e prática situada, territorial, subjetiva, singular e diferente. A metodologia está baseada nas análises das subjetividades formadas por conceitos, por regras e práticas que constituem e modificam determinados sujeitos sociais. Em singularidades que produzem relações com o corpo próprio, cultural y múltiplo, familiar, de coletivos e grupos, é a análise da formação docente e sua relação com o social. De experiências da diferença de sujeitos e coletivos que constroem saberes, políticas e éticas situadas em, com e desde os territórios. Entre os achados encontramos que a formação docente tem relação direta com as experiencias dos saberes situados no território. Entre as conclusões, primeiro, que a formação docente é uma racionalidade social de práticas para a formação e modificação de corpos, de situações e de contextos sociais, segundo, que ela se debate em relações territoriais, que é uma experiência situada sobre o chão da escola e do bairro, uma experiência da singularidade e da diferença, que se apropria de saberes, que se atribui outros, que instaura pedagogias na cotidianidade escolar, que produz resistências e criações, que no território a formação e o exercício docente cria políticas, economias, éticas e estéticas que constituem uma formação e um exercício docente do lugar, das situações e dos contextos situados nos territórios como exercícios de diferença social, política, ética e estética de expressão de suas próprias liberdades.

 

Palavras clave: Formação docente. Territórios. Subjetividades. Singularidades. Diferenças.

 

Biografía del autor

Luis Fernando Vásquez Zora

 Profesor de la Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Bogotá D.C. Colombia, en el Centro de Estudios Pedagógicos CEP y en el posgrado en Desarrollo Humano de la Facultad de Ciencias sociales de la misma universidad. Es doctor en Educación, políticas educativas y profesión docente de la Universidad Federal de Minas Gerais, Brasil. Historiador de la Universidad Nacional de Colombia. Correo Electrónico: lfernandovasquez@unicolmayor.edu.co. Orcid: 0000-0002-8172-0602.

Geovani de Jesus da Silva

Profesor del Departamento de Ciencias Humanas y Tecnologías de la Universidade del Estado de Bahía -Campus XVIII. Es Coordinador Pedagógico de Educación Básica de la Red Municipal de Enseñanza del Municipio de Porto Seguro, Bahía. Doctor en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil. Contato: gjsilva@uneb.br; Orcid: 0000-0003-4180-4534

Natanael Reis Bomfim

Es profesor y Pós-Doctor en Educación de las Periferias Urbanas por la Universidad Abierta de Portugal. Pos-doctor en Educación Geográfica por la Universidad de Paris I, Sorbonne. Profesor Titular de la Universidad del Estado de Bahía, Departamento de Educación I. Gerente de Investigación de la Prorrectoría de Investigación y Enseñanza de Posgrado. Profesor del Curso de Posgrado en Educación y Contemporaneidad. Profesor permanente del Curso del Programa de Estudios Territoriales. Profesor Visitante de la Universidad Lusófona de Lisboa (2023). Líder del Grupo Interdisciplinar de Investigación en Representaciones, Educación y Sustentabilidad. Doctor en Educación de la Universidad de Quebec, Montreal. Maestría en Educación por la Universidad Federal de Bahía. Especialista en Geografía Física por la Universidad del Oeste de Paraná. Investigador asociado a ANPED, Coordinador del GT3 EPEN, Movimientos Sociales, Sujetos y Procesos formativos. Investigador asociado al Centro Internacional de Estudios en Representación Social/Educación de la Fundación Carlos Chagas. Fundador y miembro da Rede Latinoamericana de Investigación en Educación del Campo, La Ciudad y los Movimientos Sociales. Correo electrónico: nrbomfim@uneb.br; Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5122-9820.

Publicado
2024-08-29
Cómo citar
ZORA, L. F. V.; SILVA, G. DE J. DA; BOMFIM, N. R. Formação de professores e território na Colômbia: Subjetividades, singularidades e diferenças. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 52, p. 199-223, 29 ago. 2024.