Formação de professores e território na Colômbia: Subjetividades, singularidades e diferenças
Resumen
O presente artigo tem por objeto repensar a formação docente como experiência e prática situada, territorial, subjetiva, singular e diferente. A metodologia está baseada nas análises das subjetividades formadas por conceitos, por regras e práticas que constituem e modificam determinados sujeitos sociais. Em singularidades que produzem relações com o corpo próprio, cultural y múltiplo, familiar, de coletivos e grupos, é a análise da formação docente e sua relação com o social. De experiências da diferença de sujeitos e coletivos que constroem saberes, políticas e éticas situadas em, com e desde os territórios. Entre os achados encontramos que a formação docente tem relação direta com as experiencias dos saberes situados no território. Entre as conclusões, primeiro, que a formação docente é uma racionalidade social de práticas para a formação e modificação de corpos, de situações e de contextos sociais, segundo, que ela se debate em relações territoriais, que é uma experiência situada sobre o chão da escola e do bairro, uma experiência da singularidade e da diferença, que se apropria de saberes, que se atribui outros, que instaura pedagogias na cotidianidade escolar, que produz resistências e criações, que no território a formação e o exercício docente cria políticas, economias, éticas e estéticas que constituem uma formação e um exercício docente do lugar, das situações e dos contextos situados nos territórios como exercícios de diferença social, política, ética e estética de expressão de suas próprias liberdades.
Palavras clave: Formação docente. Territórios. Subjetividades. Singularidades. Diferenças.
Derechos de autor 2024 Luis F. Vásquez Zora, Geovani de Jesus da Silva, Natanael Reis Bomfim

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.