Políticas de gestão escolar nos documentos da unesco a partir da década de 1990: traduzindo intencionalidades
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a perspectiva da gestão escolar presente em documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A base do estudo está na análise da produção bibliográfica e documentos produzidos pela UNESCO, divulgados a partir dos anos de 1990. A leitura exigiu uma mediação dos aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais na tentativa de compreender as complexas relações que permeiam a reestruturação capitalista e as conexões que se estabeleceram com as políticas sociais, especificamente as educacionais. Foi necessária a utilização de uma metodologia que permitisse compreender a produção das diretrizes e das políticas para o campo educacional.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
PERRUDE, M. Políticas de gestão escolar nos documentos da unesco a partir da década de 1990: traduzindo intencionalidades. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 46-65, 30 abr. 2011.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.