Políticas de gestão escolar nos documentos da unesco a partir da década de 1990: traduzindo intencionalidades

  • Marleide Rodrigues da Silva Perrude

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a perspectiva da gestão escolar presente em documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A base do estudo está na análise da produção bibliográfica e documentos produzidos pela UNESCO, divulgados a partir dos anos de 1990. A leitura exigiu uma mediação dos aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais na tentativa de compreender as complexas relações que permeiam a reestruturação capitalista e as conexões que se estabeleceram com as políticas sociais, especificamente as educacionais. Foi necessária a utilização de uma metodologia que permitisse compreender a produção das diretrizes e das políticas para o campo educacional.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
PERRUDE, M. Políticas de gestão escolar nos documentos da unesco a partir da década de 1990: traduzindo intencionalidades. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 46-65, 30 abr. 2011.