Institucionalização do ensino primário público na atual mesorregião oeste do paraná

  • Denise Kloeckner Sbardelotto
  • Adair Ângelo Dalaros

Resumo

Este artigo analisa o processo de institucionalização do ensino público primário na atual mesorregião Oeste do Paraná, que ocorre determinado pelas transformações econômicas locais e nacionais. Inicialmente, é abordado o papel determinante da organização da Colônia Militar e das obrages argentinas na formação social da região, na oferta do ensino primário não-institucionalizado. Em seguida, analisa-se o contexto de consolidação do poder público municipal e de decadência das obrages no processo de institucionalização do ensino primário público. E, por último, a influência do contexto da migração sulista e do crescimento populacional no processo de desenvolvimento educacional da região. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético e como fontes de pesquisa a análise bibliográfica e documental. A análise concluiu que as demandas pela institucionalização do ensino primário na atual mesorregião Oeste do Paraná se modificaram diante das transformações ocorridas no âmbito das relações de produção e dos interesses da elite local.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
SBARDELOTTO, D.; DALAROS, A. Institucionalização do ensino primário público na atual mesorregião oeste do paraná. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 149-166, 30 abr. 2011.