Identidade Social de Raça e Gênero em Sala de Aula e o Papel do Professor Enquanto Educador Social
Resumo
Este artigo tem por objetivo uma breve reflexão acerca de estudos sobre
questões voltadas ao tema da identidade social de raça e de gênero e suas
implicações nas salas de aula. Traz também uma abordagem no que se refere
ao comprometimento do professor enquanto parte do processo de formação
de identidades, e seu papel enquanto educador social, principalmente no
que se refere a identidade(s) de raça e de gênero, tema que está em alta na
nossa sociedade. A pergunta que se encontra respondida no artigo é: Quais
são as perspectivas de abordar identidades sociais de raça e de gênero em
sala de aula e o papel do professor? Para essas reflexões serão considerados
autores como Domingues (2005), Gomes (2005), Hall (2011), Ferreira (2011, 2012, 2014) e Ribas Machado (2014), entre outros autores. As questões abordadas visam contribuir para que os docentes possam refletir como podem, enquanto professores, intervir positivamente para discutir sobre essas questões em sala de aula de maneira responsável. Desta forma é necessário perceber a necessidade de abordar o assunto de maneira esclarecedora, buscando garantir que as diferenças sejam respeitadas, visando construir uma sociedade plural, mas que se posicione intransigentemente em prol de igualdade de direitos.
Referências
DOMINGUES, Petrônio. O mito da democracia racial e a mestiçagem no
Brasil (1889 – 1930). Revistas Científicas de América Latina y el Caribe,
España. 2005.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de raça, gênero,
sexualidade e classe nos livros didáticos de línguas estrangeiras na perspectiva da linguística aplicada. In Aparecida de Jesus Ferreira (Org.) As Políticas do Livro Didático e Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Livros Didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014a, p.143-158.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial
Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de Línguas. Revista da ABPN• v, v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014b.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de raça, gênero,
sexualidade e classe nos livros didáticos de línguas estrangeiras na perspectivada linguística aplicada. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014c. p. 143-158.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais, letramento visual e
letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. Trabalho em
Linguística Aplicada, v. 51, 2012.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Addressing race/ethnicity in Brazilian schools: a critical race theory perspective. Seattle, WA, USA: CreateSpace, 2011.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Histórias de professores de línguas e experiências com racismo: uma reflexão para a formação de professores. Revista Espéculo, v. 43, 2009.
FERREIRA, Aparecida de Jesus; FERREIRA, Susana Aparecida. Raça/etnia, gênero e suas Implicações na construção das identidades sociais em sala de aula de Línguas. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 03, nº 02, p. 114-129,
ago./dez. 2011.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal, v. 10639, n. 03, 2005.
HALL, Stuart. Pensando a diáspora (Reflexões sobre a terra no exterior). In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília, DF: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
JORGE, Miriam. Livros didáticos de línguas estrangeiras: construindo
identidades positivas. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 73-87.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
MACHADO, Érico Ribas; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A pedagogia social na educação: análise de perspectivas de formação e atuação dos educadores sociais no Brasil. Revista Congr. Intern. Pedagogia Social, mar. 2009.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana; RODRIGUES, Jayfferson Rodrigues. A construção de identidades no livro didático de inglês: classe social, raça e o outro. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
MELO, Glenda Cristina Valim. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE
INGLÊS. Revista da ABPN• v, v. 7, n. 17, p. 65-81, 2015.
NOGUEIRA, Juliana Keller; FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa
Kazuko. Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar. Revista Fazendo gênero 8 – Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, p. 1-7, 2008.
PEREIRA, Ariovaldo. Identidades sociais de gênero em livros didáticos de
língua estrangeira. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e Identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 205-223.
RENK, Valquiria Elita. O Estado e as políticas de branqueamento da população nas escolas, nas primeiras décadas do século XX, no Paraná. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 36, nº 2, p. 223-231, 2014.
SILVA, Paulo; TEIXEIRA, Rozana & PACIFICO, Tânia. Programas de distribuição de livros e hierarquias raciais: o que dizem os/as alunos/as negros/as? In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 23-45.
TILIO, Rogério. Reflexões acerca do conceito de cultura. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Volume VII, número XXVIII, jan./mar. 2009.
TILIO, Rogério & SOUTO JÚNIOR, Hélio Marques de. Gênero e sexualidade em livros didáticos: impactos da avaliação do PNLD? In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 47-71.
Copyright (c) 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.