La Formación de los Profesores en Didáctica de las Ciencias Sociales. La Realidad en una Universidad Pública y Regional Chilena
Resumo
O artigo aborda o ensino de história na realidade de uma universidade pública chilena. Por meio de um relato cronológico e crítico, busca-se demonstrar a evolução da tarefa docente, desde as primeiras referências às escolas normais até a atualformação universitária orientada a um professor que se posicione como profissional crítico, capaz de tomar decisões fundamentadas ao planejar situações de aprendizagem. Nesse contexto, o ensino de história na educação básica também percebe uma evolução em seus objetivos e preocupações. Assim, por exemplo, os atuais parâmetros para a formação na área reconhecem de forma incipiente o papel de pesquisador dos professores. Formar para ensinar história aparece, ainda, associado à preparação de algumasestratégias, a fim de entregar ao professor do ensino fundamental as ferramentas necessárias para aprofundar-se na sua compreensão da sociedade e, por consequência, dos meninos e meninas que lhessão confiados. Palavras-chave: Evolução da Formação de Professores. Ensino de História. Ensino Fundamental.Referências
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Publicado
2018-04-16
Como Citar
MENESES, M. La Formación de los Profesores en Didáctica de las Ciencias Sociales. La Realidad en una Universidad Pública y Regional Chilena. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 33, p. 38-51, 16 abr. 2018.
Seção
Artigos
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