Escolha e formação do diretor escolar
Resumo
Este artigo constitui pequeno fragmento da investigação realizada, no período de março de 2007 a fevereiro de 2010, a qual buscou estudar as dimensões e a viabilidade de uma estrutura da escola fundamental compatível com a educação entendida como prática democrática. O trabalho de campo,
de natureza qualitativa, realizou-se durante o ano letivo de 2008, em escola pública estadual, com oferta de ensino fundamental da primeira à quarta série, localizada no município de São Paulo, SP. O relatório final da pesquisa (PARO, 2010) contém os resultados completos da investigação, que envolveu o tratamento de uma multiplicidade de temas suscitados pela adoção de um conceito amplo de “estrutura total da escola” (CÂNDIDO,
1974, p. 107). Certamente as questões relativas ao papel e às funções dos dirigentes escolares estiveram bastante presentes no tratamento do objeto de estudo, entre elas aquelas relacionadas ao provimento e à formação do
diretor. Sem a pretensão de encaminhar soluções para os problemas que eles evocam, estes dois temas são tratados aqui apenas com a intenção de contribuir em alguma medida para estimular a reflexão e as discussões em torno do assunto.
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