Ensino Superior: uma análise sobre as publicações da revista brasileira de educação
Resumo
Nosso objetivo, com esta pesquisa, foi o de estudar artigos relacionados aos artigos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido
de que este trabalho poderá contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Escolhemos
alguns eixos para análise dos 44 artigos selecionados: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. Com estas análises foi possível refletir sobre o papel dos professores do Ensino Superior, seu espaço de atuação profissional e também do aluno da graduação, como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, suas especificidades, necessidades e anseios. Pudemos verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes e sustentam a imagem do Ensino Superior.
Palavras-chave: Ensino Superior; Formação de professores; Ambiente
universitário.
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