Da UNESCO para a educação...
Resumo
A discussão sobre a temática educação não pode ser
realizada desconsiderando os elementos que fazem parte do
cenário sócio-político-econômico. Os anos de 1990 caracterizam-se pela implementação de uma política de cunho neoliberal, a qual provocou, neste período4, mudanças em relação ao Estado. Para Viriato (2004), seu papel de regulador da economia e de condutor das demandas sociais vai sendo posto em xeque, em especial pelo acelerado processo de globalização da economia. Outra discussão
importante, nessa década, refere-se às críticas de que o Estado não estaria dando conta de suas funções; de que seria ineficiente, de que não funcionaria devido à sua estrutura sobrecarregada, necessitando, por isso, cortar seus gastos, bem como os investimentos em políticas
públicas de cunho social. Desencadeou-se um processo no qual as ideias de descentralização e flexibilização das instituições estatais ganharam espaço. Com isso, intensificaram-se modificações nas
relações entre o Estado e a sociedade civil, legitimando e ampliando a atuação desta última, que se tornou cada vez mais presente em funções anteriormente delegadas exclusiva ou predominantemente ao Estado.
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