Trabalho docente, educação e mais-valia
Resumo
Este artigo tem como tema principal a proletarização do trabalho docente e a educação nacional em suas mais variadas formas, enfatizando história, concepção, e processo de humanização (Educação formal e informal, o que é
Educação, Educação no século XXI, Educação no Brasil, Educação na Escola, Educação humanizadora e Educação e mais-valia). O objetivo principal deste estudo é perceber a crise que o trabalho docente perpassa nas suas mais
diversas formas. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, e neste sentido, adotaram-se livros principalmente de Marx e Arendt no que diz respeito às questões de exploração, mais-valia e humanização, além
de outras obras e artigos de autorias que compartilham o mesmo enfoque teórico. Parece-nos um tanto ingênuo pensar que a Educação seja um processo genuinamente emancipador. Também não nos iludamos quanto a pensar ser a Educação, por excelência, um instrumento ideológico do
Estado. Como se pode verificar no corrente histórico das humanidades, a Educação foi utilizada desde os estados “democráticos” aos autoritários como forma de “adestramento” social, porém, verifica-se, da mesma forma
que, o resultado dessa educação não se concretiza plenamente. Prova disso, são as diversas formas de resistências surgidas no interior dessas sociedades
conduzindo-as a revoluções e a mudanças de regimes, induzidas por suas próprias contradições. O que fez com que os sujeitos dessas sociedades enxergassem essas contradições senão por meio da própria educação? Parece haver uma contradição aqui: educação que emancipa ou educação que massifica, afinal? As duas posições se contradizem e se concretizam no processo educativo, porém, nenhuma delas é por excelência a moldura da educação. Essas duas posições encontram-se no interior do próprio processo educativo que é dialético, em sua própria concepção. E, portanto, não está preso às estruturas estanques e sim à sua própria dinâmica – a contradição. Por mais conservadora que seja a educação, ela em si mesma é alethéia (do grego = é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito). Ou seja, se revela no real, por mais dissimulada que ela seja apresentada a seus educandos.
Palavras-chave: Educação; Educadores e Mais-Valia.
Referências
AZEVEDO, F. A Educação entre dois mundos. São Paulo, Melhoramentos, 1959.
CHAUI. M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1989.
I CONED – Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública. Relatório com as Diretrizes do I Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte - MG, 1997.
MARX, K. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
MEC. Constituição – República Federativa do Brasil – 1988. Brasília: MEC, 1988
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