Trabalho docente, educação e mais-valia

  • Márcia Regina Mocelin PROFESSORA na Rede Estadual de Ensino do Paraná da Disciplina de ARTE;(1997 - atual) COORDENADORA dos cursos de Segunda licenciatura e Formação Pedagógica no Centro Universitário Internacional UNINTER (2017 - atual) PROFESSORA titular da Disciplina de MUSICALIZAÇÃO no Centro de Socioeducação de Curitiba;(2007 - atual) PROFESSORA da disciplina de Sistema de Ensino e Políticas Educacionais nos cursos de Licenciaturas EAD e no curso de Pedagogia EAD e presencial DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER; (2015 - atual) DIRETORA da CIA TEATRAL MOCELIN. (1997 - atual) COMPOSITORA e SAXOFONISTA na BANDA CIA DOS LOBOS. (1996 - atual) MAESTRINA da BANDA MUNICIPAL DE PINHAIS. (2009 - 2017) . MAESTRINA da FANFARRA E DA BANDA DE CONCERTO ARANALDO BUSATO. (2017 - atual) Tem experiência nas áreas de Artes e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais; Gestão da Educação; Legislação; Socioeducação, Instituição, Escola, Prisão, Formação de Professores, Formação do Pedagogo, Políticas Públicas, Ética, Adolescentes em Conflito com a Lei, ECA, Música e Educação, Artes Cênicas e Educação, Regência de Bandas e Fanfarras Além de artigos na área de Educação, possui obras publicadas intituladas: 1)POLÍTICAS PÚBLICAS E ATOS INFRACIONAIS: Educação nos Centros de Socioeducação Infanto-Juvenil no Paraná. Curitiba : UTP, 2009. 2) GESTÃO PARTICIPATIVA. Curitiba: Positivo, 2014 3) O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Curitiba, Instituto Memória, 2015 4) ADOLESCÊNCIA EM CONFLITO COM A LEI OU A LEI EM CONFLITO COM A ADOLESCÊNCIA: a socioeducação em questão. Curitiba: Appris, 2016 5) COTIDIANO ESCOLAR: tecnologias educacionais, formação de professores e trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017 6) VOZES DA PEDAGOGIA: da formação docente às tecnologias. Curitiba: Appris, 2017

Resumo

Este artigo tem como tema principal a proletarização do trabalho docente e a educação nacional em suas mais variadas formas, enfatizando história, concepção, e processo de humanização (Educação formal e informal, o que é
Educação, Educação no século XXI, Educação no Brasil, Educação na Escola, Educação humanizadora e Educação e mais-valia). O objetivo principal deste estudo é perceber a crise que o trabalho docente perpassa nas suas mais
diversas formas. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, e neste sentido, adotaram-se livros principalmente de Marx e Arendt no que diz respeito às questões de exploração, mais-valia e humanização, além
de outras obras e artigos de autorias que compartilham o mesmo enfoque teórico. Parece-nos um tanto ingênuo pensar que a Educação seja um processo genuinamente emancipador. Também não nos iludamos quanto a pensar ser a Educação, por excelência, um instrumento ideológico do
Estado. Como se pode verificar no corrente histórico das humanidades, a Educação foi utilizada desde os estados “democráticos” aos autoritários como forma de “adestramento” social, porém, verifica-se, da mesma forma
que, o resultado dessa educação não se concretiza plenamente. Prova disso, são as diversas formas de resistências surgidas no interior dessas sociedades
conduzindo-as a revoluções e a mudanças de regimes, induzidas por suas próprias contradições. O que fez com que os sujeitos dessas sociedades enxergassem essas contradições senão por meio da própria educação? Parece haver uma contradição aqui: educação que emancipa ou educação que massifica, afinal? As duas posições se contradizem e se concretizam no processo educativo, porém, nenhuma delas é por excelência a moldura da educação. Essas duas posições encontram-se no interior do próprio processo educativo que é dialético, em sua própria concepção. E, portanto, não está preso às estruturas estanques e sim à sua própria dinâmica – a contradição. Por mais conservadora que seja a educação, ela em si mesma é alethéia (do grego = é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito). Ou seja, se revela no real, por mais dissimulada que ela seja apresentada a seus educandos.

Palavras-chave: Educação; Educadores e Mais-Valia.

Biografia do Autor

Márcia Regina Mocelin, PROFESSORA na Rede Estadual de Ensino do Paraná da Disciplina de ARTE;(1997 - atual) COORDENADORA dos cursos de Segunda licenciatura e Formação Pedagógica no Centro Universitário Internacional UNINTER (2017 - atual) PROFESSORA titular da Disciplina de MUSICALIZAÇÃO no Centro de Socioeducação de Curitiba;(2007 - atual) PROFESSORA da disciplina de Sistema de Ensino e Políticas Educacionais nos cursos de Licenciaturas EAD e no curso de Pedagogia EAD e presencial DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER; (2015 - atual) DIRETORA da CIA TEATRAL MOCELIN. (1997 - atual) COMPOSITORA e SAXOFONISTA na BANDA CIA DOS LOBOS. (1996 - atual) MAESTRINA da BANDA MUNICIPAL DE PINHAIS. (2009 - 2017) . MAESTRINA da FANFARRA E DA BANDA DE CONCERTO ARANALDO BUSATO. (2017 - atual) Tem experiência nas áreas de Artes e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais; Gestão da Educação; Legislação; Socioeducação, Instituição, Escola, Prisão, Formação de Professores, Formação do Pedagogo, Políticas Públicas, Ética, Adolescentes em Conflito com a Lei, ECA, Música e Educação, Artes Cênicas e Educação, Regência de Bandas e Fanfarras Além de artigos na área de Educação, possui obras publicadas intituladas: 1)POLÍTICAS PÚBLICAS E ATOS INFRACIONAIS: Educação nos Centros de Socioeducação Infanto-Juvenil no Paraná. Curitiba : UTP, 2009. 2) GESTÃO PARTICIPATIVA. Curitiba: Positivo, 2014 3) O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Curitiba, Instituto Memória, 2015 4) ADOLESCÊNCIA EM CONFLITO COM A LEI OU A LEI EM CONFLITO COM A ADOLESCÊNCIA: a socioeducação em questão. Curitiba: Appris, 2016 5) COTIDIANO ESCOLAR: tecnologias educacionais, formação de professores e trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017 6) VOZES DA PEDAGOGIA: da formação docente às tecnologias. Curitiba: Appris, 2017

PÓS DOUTORA em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP e Universidade de Salamanca (2016- 2017). Supervisoras: Naura Syria Carapeto Ferreira e Maria Esther Martinez Quinteiro DOUTORADO em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014). GRADUADA em PEDAGOGIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (2015). GRADUAÇÃO em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA com Habilitação em MÚSICA pela Universidade Federal do Paraná - UFPR(1997). ESPECIALIZAÇÃO em Magistério da Educação Básica - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pela Faculdades Espírita - IBPEX (1998). MESTRADO em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2007). 

Referências

ARENDT, H. A condição humana. 10a.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

AZEVEDO, F. A Educação entre dois mundos. São Paulo, Melhoramentos, 1959.

CHAUI. M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1989.
I CONED – Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública. Relatório com as Diretrizes do I Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte - MG, 1997.

MARX, K. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1998.

MEC. Constituição – República Federativa do Brasil – 1988. Brasília: MEC, 1988
Publicado
2011-11-15
Como Citar
MOCELIN, M. R. Trabalho docente, educação e mais-valia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 171-184, 15 nov. 2011.