Teoria da ação comunicativa como fundamento ético da educação

  • Osmar Ponchirolli É professor da FAE - Centro Universitário. Foi Professor titular do Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento da FAE - Centro Universitário. Foi Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Padre João Bagozzi. Coordenador do Curso de Filosofia da Fae - Centro Universitário. Pesquisador na linha de Epistemologia e Teoria Crítica; Complexidade e Redes em Estudos Organizacionais. Temas de pesquisa: Capital Humano; Responsabilidade Social Empresarial; Sustentabilidade; Gestão e Inovação. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Lógica, Epistemologia, Ética e Filosofia da Linguagem. Publicações com os seguintes temas: Epistemologia, Teoria Organizacional, Responsabilidade Social, Gestão Estratégica do Conhecimento, Complexidade, Capital Humano, Sustentabilidade, Redes em Estudos Organizacionais; Políticas Públicas, Gestão Empresarial e Governança Corporativa. Líder do Grupo de pesquisa sobre Teoria do reconhecimento e Organizações da FAE - Centro Universitário.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a de refletir sobre ética e educação a partir das contribuições da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Para compreender a posição de Habermas, no que se refere à reflexão ética e moral, é interessante partir da distinção entre três possíveis usos da razão prática: o uso pragmático, o uso ético e o uso moral. O que determina a ação, em cada um dos três casos é a motivação mais fundamental ou o interesse que a impulsiona. O procedimento metodológico que caracteriza
esta pesquisa é a revisão bibliográfica com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos mediante uma profunda investigação bibliográfica. A Análise dos dados foi efetuada de forma descritivointerpretativa,
abordagem predominantemente qualitativa. Utilizou-se, para
tanto, a análise de conteúdo e a análise documental. Os dados revelam que, no universo da educação, o princípio norteador do agir, no uso moral da Razão Prática, é o problema da justiça. A moral surge de uma situação de
conflito relacionado com a ação: é um fenômeno interpessoal, comunitário ou social. Quando o sujeito, em interação com os outros sujeitos, seja de forma efetiva, seja como horizonte de sua ação, se pergunta sobre o que é
justo, ele faz uso da razão prática, segundo um novo princípio, o princípio moral. A razão prática rompe com as tradições e com as certezas ingênuas do mundo social nativo e se pergunta onde está a ação justa, ou o que deve ser feito para que a ação justa prevaleça.

Palavras-chave: Agir comunicativo; Ética argumentative; Moral; Pragmática; Educação.

Biografia do Autor

Osmar Ponchirolli, É professor da FAE - Centro Universitário. Foi Professor titular do Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento da FAE - Centro Universitário. Foi Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Padre João Bagozzi. Coordenador do Curso de Filosofia da Fae - Centro Universitário. Pesquisador na linha de Epistemologia e Teoria Crítica; Complexidade e Redes em Estudos Organizacionais. Temas de pesquisa: Capital Humano; Responsabilidade Social Empresarial; Sustentabilidade; Gestão e Inovação. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Lógica, Epistemologia, Ética e Filosofia da Linguagem. Publicações com os seguintes temas: Epistemologia, Teoria Organizacional, Responsabilidade Social, Gestão Estratégica do Conhecimento, Complexidade, Capital Humano, Sustentabilidade, Redes em Estudos Organizacionais; Políticas Públicas, Gestão Empresarial e Governança Corporativa. Líder do Grupo de pesquisa sobre Teoria do reconhecimento e Organizações da FAE - Centro Universitário.
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Rio Grande do Sul(1988), graduação em Teologia - Studium Theologicum -- Curitiba (1994), Especialização em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996), Curso de Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), Bacharelado em Direito (incompleto) pela FAE - Centro Universitário, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado
2011-11-15
Como Citar
PONCHIROLLI, O. Teoria da ação comunicativa como fundamento ético da educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 202-235, 15 nov. 2011.