Contribuições de Gramsci e Freire à educação
Resumo
Neste artigo são apresentadas as ideias dos pensadores Antônio Gramsci e Paulo Freire que, embora vivendo em locais e épocas distintas, apresentam vivências e pensamentos muito próximos. Ambos defendem a educação como elemento indispensável à transformação social, à superação da opressão, à autonomia e à emancipação do sujeito, especialmente o das classes oprimidas. Assim, inicialmente, é exposto um breve histórico da vida de cada um dos pensadores que se faz necessário para a posterior análise dos seus conceitos acerca da educação. Por fim, discute-se a atual situação educacional e as possíveis contribuições do pensamento freiriano e gramsciano na formação de sujeitos emancipados e comprometidos com a sociedade.Referências
FREIRE, Paulo. A pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_____ Educação como prática da liberdade. 19ª edição. Rio de Janeiro: Paz perpétua, 1989.
_____ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª edição. São Paulo: Paz e terra, 1996.
_____ Pedagogia do oprimido. 23ª edição. Paz e terra: Rio de Janeiro, 1987.(livro disponível virtualmente).
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: pequena biografia. Centro de Referência
Paulo Freire. Disponivel em http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000031acesso em 13 de Jun. De 2011.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MONASTA, Attilio. Antônio Gramsci. Tradução P. Nosella. Recife: Editora
Masangana, 2010.
NOSELLA, Paolo. Antonio Gramsci para os educadores: antologia organizada por Paolo Nosella. São Paulo: UNINOVE/UFSCAR, 2008. (texto digitalizado em CD).
_____ A escola em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1992.
_____ Aspectos teóricos da pesquisa educacional: da metafísica ao empírico, do empírico ao concreto. Educação e sociedade. Nº19. 1984. 5-21 pag.
_____ Educação como prática da liberdade. 19ª edição. Rio de Janeiro: Paz perpétua, 1989.
_____ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª edição. São Paulo: Paz e terra, 1996.
_____ Pedagogia do oprimido. 23ª edição. Paz e terra: Rio de Janeiro, 1987.(livro disponível virtualmente).
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: pequena biografia. Centro de Referência
Paulo Freire. Disponivel em http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000031acesso em 13 de Jun. De 2011.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MONASTA, Attilio. Antônio Gramsci. Tradução P. Nosella. Recife: Editora
Masangana, 2010.
NOSELLA, Paolo. Antonio Gramsci para os educadores: antologia organizada por Paolo Nosella. São Paulo: UNINOVE/UFSCAR, 2008. (texto digitalizado em CD).
_____ A escola em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1992.
_____ Aspectos teóricos da pesquisa educacional: da metafísica ao empírico, do empírico ao concreto. Educação e sociedade. Nº19. 1984. 5-21 pag.
Como Citar
BIESDORF, R.; MAAMARI, A. Contribuições de Gramsci e Freire à educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 15, p. 139-154, 11.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.