Contribuições de Gramsci e Freire à educação

  • Rosane Kloh Biesdorf Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.
  • Adriana Mattar Maamari Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Resumo

Neste artigo são apresentadas as ideias dos pensadores Antônio Gramsci e Paulo Freire que, embora vivendo em locais e épocas distintas, apresentam vivências e pensamentos muito próximos. Ambos defendem a educação como elemento indispensável à transformação social, à superação da opressão, à autonomia e à emancipação do sujeito, especialmente o das classes oprimidas. Assim, inicialmente, é exposto um breve histórico da vida de cada um dos pensadores que se faz necessário para a posterior análise dos seus conceitos acerca da educação. Por fim, discute-se a atual situação educacional e as possíveis contribuições do pensamento freiriano e gramsciano na formação de sujeitos emancipados e comprometidos com a sociedade.

Biografia do Autor

Rosane Kloh Biesdorf, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Bolsista CAPES.
Adriana Mattar Maamari, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Doutora em Filosofia pela Université Paris X – Nanterre e pela Universidade de São Paulo – USP. Professora adjunta de Filosofia do Departamento de Metodologia de Ensino-DME da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Referências

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_____ Pedagogia do oprimido. 23ª edição. Paz e terra: Rio de Janeiro, 1987.(livro disponível virtualmente).
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: pequena biografia. Centro de Referência
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_____ Aspectos teóricos da pesquisa educacional: da metafísica ao empírico, do empírico ao concreto. Educação e sociedade. Nº19. 1984. 5-21 pag.
Como Citar
BIESDORF, R.; MAAMARI, A. Contribuições de Gramsci e Freire à educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 15, p. 139-154, 11.