Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau: a Solidão Natural como um Passo em Direção à Formação Humana
Resumo
O artigo expõe ideias e pensamentos dos filósofos Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, de maneira a elucidar a diferença que ocorre na concepção de ambos em relação ao homem natural, concepções estas que evidenciam o estado de natureza e a solidão. Desta forma, é possível entender os pontos e aspectos pelos quais ocorrem os contratos ou convenções que os homens fazem para saírem de tal estado. O artigo conclui que a solidão teorizada a partir dos dois pontos de vista pode ser propícia e formadora.
Publicado
2018-08-14
Como Citar
OLIVEIRA, N. Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau: a Solidão Natural como um Passo em Direção à Formação Humana. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 19, p. 147 - 157, 14 ago. 2018.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.