Reflexões Sobre a Formação Político-Pedagógica do Professor
Resumo
Num momento histórico em que muito se discute acerca dos problemas da educação e da escola, escrever sobre a formação de professores tornase, essencial, embora muitas vezes soe como um discurso que se repete. Todavia, por mais que as discussões sejam fartas e amplas, ainda carecemos de processos formativos com bom embasamento teórico e relação com a prática das escolas, voltados para o trabalho com o aluno real presente nos espaços educativos institucionalizados que compreendam as ações educativas dentro de um contexto que as formam e gerenciam. O propósito deste artigo é resgatar e problematizar questões acerca da formação docente,
especialmente no que tange à formação político-pedagógica do professor. A discussão apresentada se dá a luz de autores como Brzezinski (2008), Freitas (2007) e Saviani (2007; 2008), dentre outros. Incialmente o artigo traz breves reflexões sobre o papel dos professores e da escola na sociedade atual, com seus desafios e condicionamentos para, em seguida, apontar as principais ideias que historicamente acompanharam as iniciativas voltadas para a formação de docentes. Na continuação, problematiza a educação como um
ato político, o que exige do professor uma formação político-pedagógica, e finaliza com a discussão de algumas características das políticas públicas para formação de professores. Com este percurso pretendemos enfatizar a importância que a formação dos professores adquire no contexto atual, em especial quando se considera o caráter político da educação.
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