Um novo ensino médio e profissional brasileiro ou a reedição da dualidade estrutural na formação conformada à acumulação capitalista?
Resumo
Neste artigo, objetiva-se discutir o ensino médio e profissional a partir de dados de projeto de pesquisa que investiga diretrizes e recomendações para o ensino médio e profissional presentes em documentos da UNESCO. O ponto de partida é a reflexão sobre a crise capitalista que se processa no cenário atual e que requer mudanças no papel do Estado, no perfil do homem a ser formado e, consequentemente, nas demandas para a educação. Destaca que o aprender a ser, somado ao aprender a empreender, assim como a educação ao longo da vida compõem o projeto societário que permite formar sociabilidades que irão contribuir para ampliar o processo de acumulação do sistema capitalista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.