Considerações sobre a educação de meados do século XX em discursos de educação comparada publicados no Brasil
Resumo
O presente trabalho propõe-se simultaneamente contribuir para a compreensão das perspectivas sobre o caminho da educação e o sentido da Educação Comparada, tal como se vinha colocando no contexto brasileiro, nas décadas de 1950 e 1960. Num contexto tão fortemente marcado pela ideologia da modernidade e pela teoria do capital humano, procurou-se pensar a educação a partir de premissas vindas dos países mais desenvolvidos e de análises sustentadas em dados estatísticos consistentes. No Brasil, estudos acerca do sistema de ensino brasileiro foram realizados a partir do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. Particularmente, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicada pelo INEP, a partir da década de 1940, mostrou constituir fonte interessante no fornecimento de subsídios para discussão sobre a Educação Comparada, porquanto nos coloca perante a publicação de determinados artigos e, portanto, na escolha de determinados autores e abordagens, bem como na verificação de discussões apresentadas no cenário educacional brasileiro e internacional. Dos textos analisados, percebemos que a indagação da compreensão da Educação Comparada permite não só a análise da presença de abordagens diferenciadas acerca do campo de estudos da Educação Comparada como a construção de um entendimento acerca das tendências e dos pressupostos na organização dos sistemas de ensino nacionais.
Copyright (c) 2008 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.