Políticas públicas do livro didático: a experiência do Paraná
Resumo
Esse trabalho apresenta aspectos da política pública do Governo do Estado do Paraná em relação ao Livro Didático Público para o Ensino Médio nas escolas públicas do Estado. A leitura se faz a partir da Consultoria na produção da primeira Edição do livro de Filosofia (2005-6) e visa a examinar o processo de elaboração dos capítulos como uma experiência de trabalho coletivo inovadora que se apresentou nos primeiros escritos dos professores das escolas publicas. O programa se insere em uma proposta mais ampla de formação continuada de professores e de recuperação da qualidade de ensino nas escolas. O exercício da escrita realizado por professores revelou interessantes reflexões sobre o conteúdo de suas disciplinas, lidos e enriquecidos por um trabalho de acompanhamento e de crítica e se tornaram a base de uma nova abordagem metodológica e didática dos conteúdos. Os livros finalizados e distribuídos gratuitamente a todos os alunos das escolas públicas do Estado foi disponibilizado integralmente na Internet, o que possibilitou aos interessados o acesso, fato importante para a qualidade da educação.
Palavras-chave: filosofia
Copyright (c) 2008 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.