As práticas pedagógicas dos professores em contraponto ao discurso pedagógico renovado dos livros didáticos de história
Resumo
Este estudo analisa como os professores de História fizeram uso dos conteúdos dos livros didáticos no ensino básico de escolas estaduais no final da década de 1990. Pretende-se identificar como eram apresentados os conteúdos nesses livros; verificar quais as práticas pedagógicas dos professores a partir do uso dos mesmos e analisar os vínculos entre a prática pedagógica e as sugestões para o desenvolvimento dos conteúdos. As fontes selecionadas para essa pesquisa são os relatórios de estágios produzidos para a disciplina de Prática de Ensino do curso de Licenciatura em História da Universidade Tuiuti do Paraná, documentos oficiais e os próprios livros didáticos. Far-se-á um contraponto entre as descrições identificadas nas fontes, as sugestões contidas nos documentos oficiais e em textos de Fonseca (2001), Tutiaux-Guillon (2007), entre outros. O período delimitado marca o início da produção e arquivamento dos relatórios de observação e de regência, predominando um modelo único. Esta pesquisa encontra-se em andamento, até o momento pode-se verificar a permanência das práticas pedagógicas em contraponto aos discursos metodológicos difundidos na época.
Copyright (c) 2008 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.