O movimento dos Educadores na década de 1980 no Estado de Santa Catarina - luta por salários e participação democrática nos rumos da educação: conteúdos civilizacionais
Resumo
A apropriação e propagação da memória histórica é uma questão política, pois, diz respeito à luta pelo governo, à condução hegemônica das ações em uma determinada formação social. Focamos nossa atenção, neste texto, no movimento social dos educadores, ocorrido na década de 1980, no Estado de Santa Catarina e seu contexto histórico, com a finalidade de extrairmos conteúdos civilizacionais que nos orientem nas nossas práticas sociais. Incluímos o movimento dos educadores catarinenses na categoria de movimento de trabalhadores, por conta da luta reivindicatória por melhoria dos salários e por participação política. Orientamo-nos, pelas seguintes problemáticas: Que relações há a estabelecer entre o contexto histórico e o movimento dos educadores catarinenses? Que políticas educacionais foram respaldadas pelo movimento dos educadores? Que conteúdos civilizacionais podemos inferir desse movimento que possam nos orientar nas nossas práticas sociais?
Copyright (c) 2008 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.