Espaços de leitura: os livros didáticos como formadores de novas sensibilidades
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar a relação estabelecida entre livro didático e os múltiplos sujeitos envolvidos, passando pela formação de novas sensibilidades tanto para o leitor quanto para o autor. O livro didático será analisado como um objeto manuseado, quantificado, uma produção que pode ser consumida e lida diferentemente, por sujeitos heterogêneos, que funcionam como intérpretes da palavra escrita. Visto por nós como um inventário das diferenças, o livro didático de História é entendido como um espaço vivido, praticado; um espaço coletivo, múltiplo, fragmentado, incompleto, articulado com muitas vozes. Não como uma produção íntegra e perene. Cada uma dessas escolhas é marcada por lugares e interesses distintos (do escritor ao produtor, do copidesque ao consumidor), por seleções, argumentações, significações e subjetividades. Para trabalhar essa “zona do indeterminado”, lançamos mão de um referencial teórico-metodológico baseado nos estudos críticos e pós-críticos, dentre os quais abordagens de currículo, de produção de escrita, escritura e autoria e de práticas de consumo para entendermos como esse produto tão utilizado em nosso cotidiano constitui, muitas vezes, uma zona indeterminada.
Copyright (c) 2008 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.