Caleidoscópio: uma tese com crianças e adolescentes sobre avaliação em educação social
Resumo
Neste texto, objetiva-se apresentar a possibilidade de avaliação em Educação Social com a participação dos sujeitos da Educação Social – crianças e adolescentes, neste caso. Defende-se que os sujeitos podem ser construtores ativos dos seus processos de formação e da realidade. A trajetória metodológica decorre da tese de doutorado intitulada Educação Social e Avaliação: indicadores para contextos educativos diversos. As análises fundamentam-se nas teorias de Freire (1996), Boaventura Sousa Santos (2010), e Violeta Núñez (1999), entre outras. Utilizaram-se, como fonte inspiradora, as experiências com a Educação Social de cinco países: a Espanha, a Bolívia, o Senegal, o Uruguai e o Brasil. O caleidoscópio é uma metáfora adotada na tese para dar sentido ao que se entende por Educação Social, uma prática educativa que ocorre em diferentes contextos e a partir de olhares distintos, que refletem resultados descoincidentes. A sistematização dos resultados encontrados produziu dois tipos: a) os indicadores que caracterizaram o que se deve perceber/detectar como efeito da Educação Social no indivíduo, no coletivo e na comunidade; b) três instrumentos para uso de avaliadores da Educação Social, para a detecção dos aspectos defendidos pelos entrevistados como boas consequências para a Educação Social: uma relação de perguntas orientadoras, uma ficha suleadora e uma figura que sintetiza a ideia geral da avaliação.
Copyright (c) 2019 Cléia Renata Teixeira de Souza, Veronica Regina Müller, Srª
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.