Metodologias de Ensino para a Disciplina de Ecologia: revisão bibliográfica
Resumo
A Ecologia é uma disciplina presente na grade curricular de diversos cursos de graduação, entre eles o curso de Ciências Biológicas. Aspectos referentes a relação entre o ambiente e os organismos são tratados na disciplina. Empregar variadas metodologias de ensino e buscar novas possibilidades torna o ensino de Ecologia mais atrativo aos universitários, assim, um melhor aproveitamento da disciplina promoverá a formação de futuros profissionais críticos e competentes. As metodologias de ensino são os meios adotados pelo professor que permitem a compreensão do conteúdo pelos discentes. Os objetivos deste trabalho concentraram-se em pesquisar e analisar metodologias de ensino como sugestões passíveis de serem utilizadas nas aulas de Ecologia. A pesquisa utilizou como processos metodológicos levantamento da literatura por meio de livros, artigos e estudos relacionados às metodologias de ensino caracterizando-se por uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de dados. Como resultado, foram analisadas e descritas 17 metodologias de ensino. Conclui-se que a optar por variadas metodologias de ensino é um meio de acolher a heterogeneidade do grupo estudantil e proporcionar um processo de aprendizagem com qualidade à todos. Mais estudos sobre esse assunto se tornam necessários para que professores conheçam mais a respeito das metodologias de ensino.
Copyright (c) 2019 Caroline Maria Allein, Diesse Aparecida de Oliveira Sereia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.