Tendências educativas e perspectivas de atuação da Supervisão de Ensino

  • Ester Chichaveke DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA
  • Marcos Francisco Martins

Resumo

Resumo: o artigo apresenta sinteticamente as premissas teóricas das tendências educacionais “não críticas” (tradicional, renovada e tecnicista) e “críticas” (libertadora e histórico-crítica), bem como as repercussões delas decorrentes para a ação inspetora/supervisora no contexto brasileiro. Baseado em pesquisa bibliográfica, utilizou-se como referência a classificação das teorias educacionais de Saviani, para cumprir o objetivo de apresentar as perspectivas que cada teoria educacional indica para a prática da inspeção/supervisão de ensino, sintetizadas didaticamente na forma de quadro disponibilizado na última parte.

Palavras-chave: teorias educativas; tendências educacionais; supervisor de ensino.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
CHICHAVEKE, E.; MARTINS, M. Tendências educativas e perspectivas de atuação da Supervisão de Ensino. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 38, p. 141-160, 28 nov. 2019.