A Relação Sujeito-Objeto na produção do conhecimento: contribuições a partir do pensamento de Antonio Gramsci
Resumo
O presente texto objetiva discutir como a produção do conhecimento é abordada nos escritos de Antonio Gramsci e como seu pensamento contribui para o entendimento acerca da função do conhecimento para os subalternos, afastando-os da indiferença e contribuindo na produção e desenvolvimento de potencialidades que os fortaleçam para a luta pela hegemonia. Ancorado em pesquisa bibliográfica, apresenta como a questão do conhecimento foi abordada ao longo da história humana e aponta como estes colaboram para a análise, entendimento e transformação da realidade material. Em seguida trata da problemática epistemológica e enfatiza a relação dialética entre sujeito e objeto, que a descoberta da verdade ocorre pela materialidade concreta por meio da atividade teórico-prática, e, ainda, que o conhecimento exerce função social ao ser produzido a partir da realidade, modificando-a. Por fim, apresenta argumentos em defesa da produção de conhecimento comprometida com a formação de consciência coletiva e com a transformação radical da atual forma de sociabilidade.
Copyright (c) 2019 Simone de Fátima Flach, Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.