A vida, o campo e a cidade em alternância: docentes do campo construindo suas professoralidades
Resumo
Este artigo apresenta narrativas (auto)biográficas de docentes da área de ciências naturais, atuando em uma Escola Família Agrícola no semiárido baiano, com o objetivo de conhecer suas histórias de vida e trabalho docente, tomando como chave de leitura suas trajetórias alternantes entre campo e cidade e como estas se aninham aos processos de diferenciação e (trans)formação destes docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada nos conceitos de memória, (auto)biografia, história de vida e narrativas. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tomando como viés analítico alguns referenciais da educação do campo, em diálogo com a noção de professoralidade, de Marcos Villela Pereira. As entrevistas narrativas nos possibilitaram conhecer um pouco das histórias de vida destes docentes, percebendo que a trajetória, a (auto)biografia e a memória podem ser métodos potentes a serem utilizados em cursos de formação, para promover a reflexão profissional, deixando essas pessoas abertas a novas experiências, a fazer e refazer a sua prática sempre que possível. Os relatos dos docentes mostram que eles são seres com experiências, preservadas nas memórias, contextos históricos, sociais e culturais que os atravessam, mudando a sua maneira de ser docente ao longo dos anos, para poder cumprir seu compromisso com os instrumentos didático-pedagógicos da Pedagogia da Alternância. Esse reconstruir-se afirma a impossibilidade de apresentarem uma identidade fixa, mas sim identidades que vão se desconfigurando e reconfigurando, a cada momento de instabilidade, a cada oportunidade de mudança.
Copyright (c) 2019 Grasiela Lima de Oliveira, Alessandra Alexandre Freixo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.