Identidade profissional docente no contexto da docência universitária: os sentidos de ser professor
Resumo
O objetivo do texto é analisar os sentidos que docentes que atuam na universidade atribuem à categoria “ser professor universitário”. Partimos do entendimento de que a análise desses sentidos possibilita conhecer características que configuram a identidade profissional dos professores universitários. Para tanto, foi aplicado um questionário a 84 professores de diferentes áreas de conhecimento de uma universidade do Nordeste Brasileiro, no qual se perguntou “para você, o que é ser professor universitário?”. A organização e a análise do corpus textual se deu conforme a análise de conteúdo e a análise de similitude do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram que os professores inseridos no contexto da docência universitária organizam a identidade profissional docente a partir de três sentidos principais: professor detentor do conhecimento, professor pesquisador e professor formador. Esses sentidos indicaram que o ensino é atividade secundarizada se comparada à pesquisa e que o conhecimento é algo do professor a ser transmitido para o estudante.
Copyright (c) 2019 Renata da Costa Lima, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.