A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930)
Resumo
Pensar a formação dos trabalhadores em Belo Horizonte é também pensar a construção deste espaço onde as disputas políticas pelo acesso à cidade, melhores condições de vida e trabalho tornaram-se pano de fundo da constituição dos operários belorizontinos enquanto classe. Quanto à educação, apesar de prevista no projeto arquitetônico de Belo Horizonte, a estrutura escolar da instrução pública somente se organizou a partir de 1906. Nessa conjuntura, as associações operárias desempenharam um importante papel, já que algumas delas mantiveram escolas destinadas aos trabalhadores, em suas sedes ou nos centros fabris. Assim, o objetivo do artigo é o de investigar a formação dos trabalhadores belorizontinos no início do século XX e a luta em prol de melhores condições de trabalho e vida, passando pela possibilidade de instrução pedagógica da classe trabalhadora. Analisar a luta por uma educação dos operários, o que simboliza na oferta de cursos, atividades educativas e palestras ofertadas pelas entidades classistas.
Copyright (c) 2020 Daniela Oliveira Ramos dos Passos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.