Concepções filosóficas e educacionais e suas relações com a história das instituições escolares
Resumo
O presente texto tem como objetivo estabelecer relações entre as concepções filosóficas e educacionais e a pesquisa em História das Instituições Escolares. Nesse sentido, perscrutamos algumas ideias e proposições de Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira e Paulo Freire, relevantes pensadores da educação brasileira do século XX, mediante a análise de excertos de uma obra de cada autor. Averiguamos o entendimento que cada autor construiu do processo de ensino-aprendizagem e suas críticas a modelos estranhos a suas percepções e procuramos demonstrar como tais concepções podem ser evidenciadas no âmbito da investigação das instituições escolares. Concluímos que a compreensão das concepções filosóficas e educacionais das instituições escolares é a base para o entendimento da relação entre elas e a sociedade ao longo do tempo.
Palavras-chave: Concepção Filosófica de Educação, Pensadores Educacionais, Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira, Paulo Freire
Copyright (c) 2020 Alisson Fernando Severgnini, André Paulo Castanha
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