Concepções filosóficas e educacionais e suas relações com a história das instituições escolares

Resumo

O presente texto tem como objetivo estabelecer relações entre as concepções filosóficas e educacionais e a pesquisa em História das Instituições Escolares. Nesse sentido, perscrutamos algumas ideias e proposições de Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira e Paulo Freire, relevantes pensadores da educação brasileira do século XX, mediante a análise de excertos de uma obra de cada autor. Averiguamos o entendimento que cada autor construiu do processo de ensino-aprendizagem e suas críticas a modelos estranhos a suas percepções e procuramos demonstrar como tais concepções podem ser evidenciadas no âmbito da investigação das instituições escolares. Concluímos que a compreensão das concepções filosóficas e educacionais das instituições escolares é a base para o entendimento da relação entre elas e a sociedade ao longo do tempo.

 Palavras-chave: Concepção Filosófica de Educação, Pensadores Educacionais, Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira, Paulo Freire

Publicado
2020-07-30
Como Citar
SEVERGNINI, A.; CASTANHA, A. Concepções filosóficas e educacionais e suas relações com a história das instituições escolares. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 40, p. 37-55, 30 jul. 2020.