Emoções e linguagem na educação profissional a distância: o contar de uma história
Resumo
Neste estudo, fundamentamos a hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos que recebem cursos na modalidade de educação a distância - EaD, contam sua história e nos levam a conhecer a Educação Profissional e Tecnológica - EPT a distância, no encadeamento entre ação e a experiência. O estudo enfocou e delimitou o campo de análise para os coordenadores de oito polos de apoio presencial que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense –IFSul, oferta seus cursos a distância. Das narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da sua singularidade para a coletividade das vozes para criar e contar uma história que refletiu o engajamento da educação profissional na formação de indivíduos que estavam fora do processo produtivo do sistema social. As narrativas contam acontecimentos que contribuem para o desenvolvimento da Educação Profissional e destacam a EaD como um espaço de formação representativo e de aceitação como possibilidade de melhoria de vida das pessoas e da comunidade.
Palavras-chave: Educação profissional. Educação a distância. Política pública. Polos. Experiência.
Copyright (c) 2020 Cinara Ourique do Nascimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.