Perspectivas sobre a pesquisa educacional brasileira: um debate
Resumo
Esse artigo procura apresentar um panorama do debate que, há décadas, assombra as páginas dos períodos educacionais brasileiros, qual seja: a discussão sobre a qualidade da pesquisa educacional desenvolvida no país. Partindo da análise de uma série de artigos, publicados no intervalo 1971-2016 em revistas classificas no estrato A1 da tabela Qualis, procuraremos apresentar a visão que se construiu sobre a precariedade teórico-metodológica das pesquisas brasileiras em Educação, como também uma nova abordagem, cunhada vulgarmente de “pós-crítica”, que tomou corpo em nosso país e que, a nosso ver, parece deslocar certos elementos dessa discussão. Focando-nos sobretudo nos estudos que se valem do pensamento de Gilles Deleuze, buscaremos sondar a maneira como muitos pesquisadores desenvolverem seu trabalho sob uma outra perspectiva de ciência, mais poética do que racional, buscando contornar o problema da precariedade teórico-medotológica de nossas pesquisas.
Copyright (c) 2020 Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.