The textbook and its relation with the Brazilian pedagogical tendencies
Abstract
In this paper, we present some functions of the textbook, its history in Brazil and its relation with some pedagogical tendencies. We also show that the role of these tendencies in the systematization process of teaching is fundamental, because there are influences of these theories in the elaboration of epistemological and methodological approaches of the didactic material. To achieve the purposed objectives, we develop a bibliographical study. The paper shows that the textbook becomes a basic tool, and it serves of structure to teacher work and to student learning. The paper also indicates that the school curriculum determines the contents presented in the textbooks and the pedagogical ideas expressed in historical context of the time define the school curriculum.
Copyright (c) 2021 Maiele Sousa Silva Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.