Antonio Gramsci e a questão dos sindicatos: uma análise com ênfase nos escritos políticos
Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar elementos teóricos da obra de Antônio Gramsci que contribuem para uma concepção sobre o papel dos sindicatos. Para tanto, parte-se do pressuposto que os escritos gramsciano revelam o compromisso do pensamento do autor com o processo de transformação social. Neste sentido, buscaremos, num primeiro momento, indicar a noção de Estado ampliado em Gramsci, relacionando-o com o debate acerca da luta política e econômica. A partir de então, discorreremos, com base nos escritos políticos, sobre o papel dos sindicatos na perspectiva revolucionária. Por fim, indicaremos uma possível relação entre partidos, sindicatos e conselhos de fábrica no pensamento marxista deste intelectual italiano.
Copyright (c) 2020 Marta Rosani Taras Vaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.