Pela lente que se vê: segregação residencial e percepção de diretores e professores sobre alunos em território com concentração de pobreza
Resumo
A pesquisa foi realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental e que estão localizadas em uma grande extensão territorial com concentração de pobreza, na Zona Norte deste município. Teve por objetivo analisar as percepções de gestores e professores sobre a região em que se localizam as escolas e na qual residem seus alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa, com realização de quatro entrevistas semiestruturadas com gestores e cinco com professores regentes em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, nas quatro escolas selecionadas. Os resultados apontam para presença de associação entre o território em que se localizam as escolas à violência ou, ainda, associação do território a uma noção de carência de recursos e serviços de bem estar social. A percepção de gestores e professores sobre o território parece se estender aos alunos e suas famílias, sendo as famílias percebidas como ausentes e os alunos como violentos ou pouco interessados em seu processo de escolarização. As expectativas sobre a aprendizagem dos alunos, sobre sua capacidade de adequação aos objetivos escolares, assim como as expectativas de gestores e professores sobre a continuidade da escolarização de seus alunos, manifestaram-se como baixas expectativas.
Copyright (c) 2020 REGINA LUCIA FERNANDES ALBUQUERQUE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.