O Novo Ensino Médio: a escuta dos educandos no estado do Amazonas
Resumo
O contexto educacional perpassa por inúmeras articulações e é forjado mediante o envolvimento de diversos atores que participam de seu processo. O texto em cena, pretende destacar a percepção dos educandos em torno do Novo Ensino Médio no Estado do Amazonas. Para tanto, utilizou-se dos dados recolhidos do questionário semiestruturado realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desportos do Amazonas no período de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados qualitativamente e reverberaram a estruturação da investigação nos seguintes pontos: 1) Percepção sobre a escola e o atual Ensino Médio e 2) Perspectivas para o Novo Ensino Médio. Os resultados sinalizam que a escuta dos alunos, como instrumento de participação no processo, permite reconhecer os meandros que assentam processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio. E ainda, traz à baila os desafios diante da construção de processos educativos que vislumbram o lugar do Ensino Médio no contexto contemporâneo.
Copyright (c) 2021 José Cavalcante Lacerda Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.