Educação Interprofissional, Seus Fundamentos, Impactos e Papel no Contexto das Mudanças Paradigmáticas: uma revisão narrativa de literatura
Resumo
No contexto contemporâneo, os avanços em direção a uma mudança no modelo de atenção ao paciente, bem como as discussões sobre a necessidade de alterar o modelo de educação para formar novos profissionais capazes de trabalhar em equipe, são essenciais e emergentes. Tamanha é sua necessidade que este modelo educacional vem sendo desenvolvido sob o nome de Educação Interprofissional (EIP). Com objetivo de discutir os impactos sociais produzidas pela EIP na área da Saúde, a presente Revisão Narrativa contou com um método de busca normatizado para identificar seus efeitos na Educação em Saúde e apresenta um caráter crítico-reflexivo sobre o tema. O estudo permitiu identificar que a EIP produz impactos no modelo educacional vigente, tais como: (1) um aumento da segurança do usuário no uso do sistema de saúde; (2) maior responsabilização das instituições de ensino com a formação profissional; (3) educação orientada para uma horizontalidade no ensino, colaboração entre todos os participantes das hierarquias do conhecimento (professores, estudantes, tutores e assim por diante) e aplicação dos conhecimentos em contexto prático; (4) possibilidade variada de aplicação da estrutura da EIP; (5) melhor desenvolvimento das habilidades profissionais que dizem respeito aos processos de interação em ambiente de trabalho. O estudo conclui que este modelo de ensino possibilita pensar a educação de uma forma inovadora, capaz de promover a melhoria da qualidade no cuidado à saúde, promovendo a superação de modelos tradicionais fragmentados e disciplinares em direção a uma compreensão complexa e integradora entre profissionais e conhecimentos.
Copyright (c) 2021 Bruno Tonet, Patricia Maria Forte Rauli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.