Formação de educadores no Museu da Cultura Cearense
Abstract
Its subject is the training of educators at the Museu da Cultura Cearense (MCC), at the Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, in Fortaleza-CE, and its relationship with the National Policy on Museal Education. It aims to understand the work of training of museum educators carried out by MCC, based on documents, testimonies and practices of educators and former educators of MCC. The sample consisted of four educators who worked at the time of the study and four former educators. It is concluded that there is the adoption of a critical, reflective and dialogical education, the result of learning in Museal Education, and that the MCC proposes activities such as: selection of educators, formative and evaluative meetings, preparation of mediations for exhibitions, meetings with curators and artists exhibitors, accessibility courses and others, as well as the experiences offered by Dragão do Mar and the surrounding area.
Copyright (c) 2020 Gardner de Andrade Arrais, José Albio Moreira de Sales, Marina Vieira de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.